Aguarde, carregando...

Sintonia Escola de Dança

Você está em:

Blog

Por que não temos (mais) cursos de formação

Percebemos que a pressão estava afastando as pessoas cada vez mais da dança. Mudamos e queremos proporcionar uma dança livre, inclusiva, expressiva, provocadora e estimulante.

Por que não temos (mais) cursos de formação
Thabata Castro
Por: Thabata Castro
Dia 03/02/2022 16h36

Começo o ano por aqui apresentando à vocês uma nova Sintonia! Para quem não me conhece, prazer, eu sou a Thabata Castro, diretora artística da Sintonia.

A nossa intenção (minha e da minha sócia, Carina Pila) sempre foi trazer uma “nova visão” de dança para Mogi das Cruzes, e foi pensando nisso que criamos a Sintonia Escola de Dança. Começamos, e ao invés de nos aproximarmos da essência do nosso projeto, durante os 3 primeiros anos, ficamos presas na estruturação dos nossos cursos, que até então eram em sua maioria de formação, e que por isso visavam uma extrema qualidade técnica. 


A cada ano que passava, nos preocupávamos em ampliar a carga horária dos alunos, colocar mais pré-requisitos para passá-los de nível, aumentar o número e a dificuldade das avaliações e tornar obrigatória a participação em alguns eventos que consideramos essenciais para a vivência de um bailarino(a). Ou seja, estávamos sempre elevando o nível de exigência e comprometimento dos alunos, automaticamente aumentando a pressão sobre toda a nossa equipe, e afastando as pessoas cada vez mais da dança, já que nem todo mundo está disposto a se envolver com a dança dessa forma (sinceramente, aprendemos que ninguém deveria estar).

Uma nova Visão sobre a Educação e Formação do Ser...

Vivemos uma pandemia e junto dela, nós duas (Carina e eu) vivemos também a maternidade (eu da Elisa e ela do Otto e do Martín). Não tínhamos como passar ilesas por essas vivências tão intensas e desconstrutivas. Por isso, ressignificamos muitas coisas, principalmente em relação à nossa visão sobre educação e formação do ser, o que nos levou a resgatar àquela ideia de proporcionar uma “nova visão” de dança, que nos impulsionou fortemente lá atrás.

Uma visão que se conectou muito melhor com a dança que acreditamos e que tanto amamos fazer, mas que já não tinha mais espaço para crescer naquela estrutura tradicional que insistíamos em permanecer (e nem sabemos o porquê).

O que você vai vivenciar na Sintonia Escola de Dança?

Está mais do que claro, queremos proporcionar uma dança inclusiva, expressiva, livre, provocadora e estimulante, que foca mais no desenvolvimento de competências em relação à potência artística de cada aluno, do que em um aperfeiçoamento de habilidades técnicas. Por isso, os cursos de formação já não nos cabem mais. 


Os alunos da Sintonia estão aprendendo a arte da dança através dessa nova visão e ainda temos muito o que te contar e te mostrar, mas para esse artigo não ficar tão grande, me despeço aqui e volto em breve!

 

Confira outras Publicações

A Transformação da Nossa Dança

A Transformação da Nossa Dança

Dança • Por Thabata Castro • 07/07/2020 15h05

Em um ano de ressignificação, a dança também se transforma.

Leia Mais!
O Que Ainda Não Te Contei Sobre Quando Me Tornei Bailarina (Por Carina Pila)

O Que Ainda Não Te Contei Sobre Quando Me Tornei Bailarina (Por Carina Pila)

Dança • Por Carina Pila • 01/09/2022 17h44

Para comemorarmos o Dia do Bailarino, a Diretora Geral da Sintonia, Carina Pila...

Leia Mais!
O Que Ainda Não Te Contei Sobre Quando Me Tornei Bailarina (Por Thabata Castro)

O Que Ainda Não Te Contei Sobre Quando Me Tornei Bailarina (Por Thabata Castro)

Dança • Por Thabata Castro • 01/09/2022 18h40

Para comemorarmos o Dia do Bailarino, a Diretora Artística da Sintonia, Thabata...

Leia Mais!