Jazz Dance

O Jazz Dance é uma dança híbrida, caracterizada pelo trabalho de isolamento das partes do corpo, do abdômen como o centro de gravidade, e por movimentos polirritmados, sincopados e swingados.

Assim como o balé clássico, o Jazz Dance possui diferentes metodologias. Além disso, também possui vários estilos como: o Tradicional Jazz, o Musical Jazz, o Lyrical Jazz, o Modern Jazz, o Contemporary Jazz e etc.

Na Sintonia, não trabalhamos apenas com uma metodologia e nem focamos apenas em um estilo, mas sim com um compilado de princípios e fundamentos deles.

Referência: "Referências Sobre o Jazz Dance: Identidade e (trans)formação"

COREOGRAFIA "ENTRE A LUZ E AS TREVAS" DE THABATA CASTRO.

Essa é uma das coreografias da diretora artística da Sintonia Escola de Dança, Thabata Castro, apresentada pela primeira vez em 2017, vencedora de festivais e reapresentada no início do Espetáculo Anual da Sintonia em 2018 de forma comemorativa.

Turmas a partir de 7 anos anos

Jazz Dance | Jazz Dance Infantil - Sintonia Escola de Dança | Mogi das Cruzes

Jazz Dance Infantil

Aulas de 1 hora de duração que acontecem 1 vez por semana.

Para crianças de 7 a 10 anos.

A Concentração, a Memorização e o Raciocínio Lógico, a Musicalidade, a Consciência Corporal, a Autoestima e o Emocional e a Socialização são algumas das habilidades estimuladas no curso de Jazz Dance.

Jazz Dance | Jazz Dance Infantojuvenil - Sintonia Escola de Dança | Mogi das Cruzes

Jazz Dance Infantojuvenil

Aulas de 1 hora de duração que acontecem 1 vez por semana.

INFANTOJUVENIL: 10 a 13 anos

Além dos benefícios de uma atividade corporal, as aulas desse curso são ideais para pessoas que queiram vivenciar experiências artísticas, trabalham habilidades da dança através da técnica e do estilo do Jazz Dance, com o foco não apenas no físico e no intelecto, mas na sensibilização do aluno, estimulando sua expressividade, sua capacidade de comunicação e o ajudando a regular o seu emocional.

Jazz Dance | Jazz Dance Juvenil/Adulto - Sintonia Escola de Dança | Mogi das Cruzes

Jazz Dance Juvenil/Adulto

Aulas de 1h30min de duração que acontecem 1 vez por semana.

Para pessoas a partir de 15 anos sem experiência anterior em dança.

As aulas desse têm o intuito de apresentar ao público adulto a Experiência Artística por meio de atividades que estimulam a Expressividade e a Consciência Corporal. Com a prática de exercícios que consideram a individualidade, as limitações e o momento (o estar) de cada aluno, e de dinâmicas que promovam o reconhecimento do indivíduo, as aulas trabalham para além dos ganhos físicos, por meio delas é possível regular suas próprias emoções e viver os benefícios que a dança proporciona.

Jazz Dance | Jazz Dance Amador - Sintonia Escola de Dança | Mogi das Cruzes

Jazz Dance Amador

Aulas de 1 hora e meia de duração que acontecem 2 vezes por semana.

Para pessoas com experiência anterior em dança e idade mínima de 15 anos.

Ideais para pessoas com experiência, as aulas do Avançado exploram de maneira intensa vivências artísticas e habilidades técnicas mais aprofundadas do Jazz Dance. O estudo da modalidade se amplia para o campo teórico, passando pelas diversas influências dos estilos existentes (Modern, Contemporary, Musical, Lyrical, etc.) e trabalhando na sensibilização do aluno para além da técnica, com o intuito de criar nele um olhar mais amplo para as práticas estudantis e profissionais na área da Dança.

Jazz Dance | Jazz Master - Sintonia Escola de Dança | Mogi das Cruzes

Jazz Master

Aulas de 1 hora de duração que acontecem 1 ou 2 vezes por semana.

Recomendada para pessoas a partir de 50 anos.

As aulas das turmas master abordam fundamentos básicos do Jazz e têm um clima que sempre trazem boas lembranças para as pessoas dessa faixa etária. A ideia é reunir pessoas com vivências e histórias em comum que juntas vão (re)descobrir o quanto seus corpos ainda são capazes através da dança.

As movimentações da aula são cuidadosamente pensadas e a trilha sonora é muito especial, com músicas que marcaram época, tudo para que os alunos se sintam ainda mais a vontade.

É uma hora para movimentar o corpo e trabalhar a memorização, a socialização, a coordenação motora, e muitas outras habilidades.

A turma é sugerida para quem tem 50+, mas as aulas estão liberadas para qualquer pessoa adulta a partir de 18 anos que queira conhecer e se identificar com a proposta.